Estudos Bispo Macedo – Fé Prática X Fé Passiva

FÉ PRÁTICA X FÉ PASSIVA

solVocê deve sentir, quando chega na IURD, que nós levamos as pessoas a uma fé prática, ao invés de uma fé passiva, que não funciona. É justamente essa fé que você deve buscar e alicerçá-la na Palavra de Deus, para vencer os males que diariamente estão tentando destruir a sua vida.

Esse exercício da fé é diferente do que acontece nas religiões das quais você deve ter participado, onde as pessoas vão aos templos e saem como se não tivessem estado lá, porque ouvem e são orientadas a viverem uma fé que não funciona, pois esta se baseia apenas em argumentos e não em fatos. Na hora da necessidade, elas não têm bagagem, não têm de onde tirar a solução, de onde tirar forças para reagir àquela situação crítica que estão vivendo. Ora, Deus não nos deu fé para que ela ficasse na passividade, na teoria ou apenas sendo exercitada aos domingos pela manhã ou às quartas à noite. Uma fé apenas para ser cantada em prosa e verso. Não! Deus nos deu uma fé concreta , rela e prática, justamente para que viéssemos a combater os inimigos da nossa alma, invisíveis, sem forma, corpo, cor, ou sexo.

Os nossos inimigos são espirituais. E para vencer esses inimigos espirituais é preciso ter força espiritual. Se o inimigo tivesse forma e estivesse armado, então nós compraríamos armas para combatê-lo, tal como fazem as nações. Mas não é bem assim.

Os nossos inimigos estão agindo permanentemente nesse mundo, na nossa alma, na nossa vida. A fé é a única força capaz de combater todos eles. Estou falando de uma fé viva, não de fé estúpida, irracional, mas uma fé inteligente, uma fé alicerçada, fundamentada em uma Palavra que se cumpre e se cumprirá, que é a Palavra de Deus.

Algumas pessoas se preparam como podem para vencer na vida. Elas se armam com a sabedoria, estudam, procuram dar o melhor de si, dão educação para seus filhos e estes se abastecem de cultura, de ciência. E, então, formados e informados da ciência, eles saem à luta no campo de batalho para vencer na vida. Até aí, tudo bem. Só que, com os inimigos espirituais, apenas o preparo intelectual e o conhecimento das coisas, não vai funcionar.

O mundo está desabando. A economia está um caos, e isso é permitido por Deus. Há uma força maligna atuando nas nações, nas famílias e na ciência, tentando levar as pessoas ao desespero. Há uma situação crítica que nem os maiores economistas podem resolver. Cada um traz uma teoria, uma solução, que não resolve. Não há solução natural para isso.

Os conhecimentos, os diplomas e a sabedoria deste mundo pecaminoso não são suficientes. O que resolve é a fé, porque é uma força de Deus.

Quando você manifesta a sua fé, é como se um interruptor fosse ligado e a luz iluminasse tudo.

Há pessoas, por exemplo, que estão perdidas nos vícios. Os tóxicos atingem a camada pobre, a classe média e a classe alta. Atinge todas as camadas. Não há quem possa se livrar desse mal que contamina a humanidade por seus próprios esforços. Por quê? Porque o vício é um espírito, é uma ação maligna, e para vencê-lo não adianta tratamento, no conselho, emprego, remédio. O que adianta de verdade é o poder de Deus, a manifestação da fé.

É por isso que nós procuramos ensinar a você a necessidade de uma fé prática, para que ela seja exercitada a todo instante, a qualquer momento, afim de que você possa sempre conquistar. Esse é o verbo do cristão: “conquistar” .

O próprio Deus disse: “…todavia o meu justo viverá pela fé” (Hebreus 10.38). A pessoa justa é aquela justificada pela fé, e o versículo diz que o justo terá vida pela fé. A fé não se adquire em universidades e muito menos em seminários teológicos; a fé se adquire em ouvir a Palavra de Deus. Uma vez adquirida, essa fé deve ser colocada em ação, se não for assim, não traz nenhum benefício.

A fé sem obras, como diz a Bíblia, não tem valor.

E bom esclarecer que não é através de boas obras que você vai conquistar as bênçãos de Deus, mas através da fé que impulsiona essas obras. Essa fé é a que faz possível o impossível acontecer; é a fé que agrada a Deus.

A Bíblia diz que “sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6). Que maravilha! Lembre-se: e a sua fé em ação que vai fazer você conquistar aquilo que você quiser, pois quem determina o seu futuro é você mesmo. Se você faz a sua parte, Deus é obrigado a fazer a d’Ele.

“A fé é a única força capaz de combater todos os inimigos da nossa alma, da nossa vida. Falo de uma fé viva, não da fé estúpida”.

FÉ PRÁTICA X FÉ PASSIVA – Download

Equipe Movimento Universal – O Movimento é você quem faz…

Comente você também

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s